Ele colocou Barbaresco no mapa vínico mundial.
Repensou a vinificação e ousou nas castas.
Já era o Rei na névoa quando quis o sol.
E assim o fez, na Toscana, numa super ação:
Nasce Ca’Marcanda, um Super Toscano!
Intenso.
Ousado.
Inovador.
Imperdível!
(E para já não importa, se Criador ou Criatura…)
Assaggiamo insieme?
Magari!!
Foi com o convite acima que a Vinoteca recebeu, em junho de 2023, Giovanni Gaja, filho de Angelo e herdeiro do mesmo carisma e poder de oratória, para dois eventos que colocaram o Porto definitivamente na rota do vinho internacional.
A Masterclass para Profissionais teve lugar na flagship da Vinoteca, localizada dentro do Mercado Bom Sucesso. Representantes dos principais Restaurantes e Wine Bares do norte do país juntaram-se à imprensa especializada, bem como a estudiosos e apreciadores do vinho, para uma ampla Prova, que contemplou todo o universo Ca’Marcanda (ou “casa das negociações intermináveis”, no dialeto piemontês).
Os vinhos apresentados foram:
- Vistamare 2022 (Vermentino, Viognier e Fiano, fermentado e estagiada em tanques de aço inox e em barricas).
- Promis 2020 (Merlot, Syrah e Sangiovese, fermentado e estagiado em tanques de aço inox e barricas).
- Magari 2020 (Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot, fermentadas separadamente. Após 12 meses de estágio em carvalho, é feito o blend, o qual segue para alguns meses de envelhecimento em garrafa antes do lançamento ao mercado).
- Ca’Marcanda, em vertical com as colheitas 2020, 2019, 2018, 2016, 2007 e 2001. Até 2013, o blend era composto por Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Após, seguiu apenas com Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, fermentadas separadamente. Depois de um estágio de 18 meses em carvalho, é feito o blend que segue para envelhecimento em garrafa por mais 12 meses antes do lançamento ao mercado.
À noite, foi a vez de um Jantar Harmonizado, que uniu a expertise da equipa Vinoteca às especialidades do Chef Vasco Coelho Santos e o seu Restaurante Kaigi.
As harmonizações mostraram-se tão inusitadas quanto saborosas, e o resultado fez Giovanni identificar-se ainda mais com o Porto e sua gente!
Confira o Menu da ocasião:
- Niguiri de Toro Tártaro de Atum, batata e nori Vinho: Barbaresco 2019
- Porco, flor de curgetee miso Vinho: Ca’marcanda 2020
- Peito de pombo, cereja, fígados Temaki do pombo Vinho: Sperss Barolo 2018
- Wagyu, grão de bico mão de vaca Vinho: Gaja Pieve Santa Restituta Brunello di Montalcino 2014
- Shiso em tempera com frutos vermelhos
- Pêssego com buttermilk Vinho: Carcavelos 1991
O post scriptum?
Ambição e auto-confiança inabalável norteiam a história de sucesso da Famiglia Gaja, considerada até o presente como o nome mais aclamado internacionalmente no vinho italiano.
E a Vinoteca - A Biblioteca dos Vinhos, está onde a história acontece.
Fiquem ligados nos próximos capítulos!