Quem trabalha com vinho conhece muito bem o significado da palavra “icônico”.
Um vinho icônico está posicionado muito além da marca ou das suas notas de prova. Na verdade, é um somatório de tudo isso, mas envolto numa atmosfera de séculos de história, que o levou a galgar um patamar tão invejável quanto distinto, resultando em puro desejo entre os consumidores.
A Região de Bordeaux, na França, é campeã na produção de vinhos desse patamar, embora eles representem não mais de 30% do total de vinhos por lá produzidos. Na conceituada Margem Esquerda de Bordeaux, a classificação data de 1855 ( com uma revisão específica em 1973), e está dividida em cinco categorias.
Em outubro de 2023, o Château Pichon Baron, um Deuxième Cru Classé em 1855, escolheu a Vinoteca para coordenar a sua apresentação ao norte de Portugal. Foi realizada uma Masterclass para convidados na loja conceito do Mercado Bom Sucesso, que contou com a apresentação da Brand Ambassador do Grupo AXA Millésimes, a portuguesa Ana Carvalho. A atenta plateia, composta em sua maioria por consumidores e amigos da Vinoteca, fez uma incursão detalhada no universo Pichon Baron, ao mesmo tempo em que degustava 3 vinhos exclusivos:
- Pauillac 2019 - Um ótimo custo-benefício, criado na vindima de 2019, para iniciar-se no espírito do Château. Blend de 80% Merlot + 20% Cabernet Sauvignon, provenientes de lotes mais jovens dos vinhedos do Pichon Baron. Faz estágio de 12 meses em barricas de segundo uso.
- Les Tourelles de Longueville 2018 - Deriva seu nome das emblemáticas torres do Château, e é feito com uvas essencialmente provenientes do vinhedo Sainte Anne, plantado maioritariamente com a casta Merlot. O blend é composto por 66% Merlot + 20% Cabernet Sauvignon + 8% Cabernet Franc + 6% Petit Verdot. Estágio de 12 meses em barricas novas (30%) e de segundo uso (70%). Destacam-se as notas de frutos vermelhos maduros, cereja preta e especiarias como noz moscada. Está pronto para ser degustado desde já, mas tem um potencial de guarda de 15 anos ou mais.
- Château Pichon Baron 2017 - o Grand Vin Château Pichon Baron 2emè Grand Cru Classé em 1855 tem a sua origem nas vinhas mais velhas da histórica propriedade. O blend é composto por 79% Cabernet Sauvignon + 21% Merlot. Estágio de 18 a 20 meses em barricas de carvalho francês, 80% novas. Trata-se de um autêntico Pauillac, com frutas negras (groselha preta), carvão, cardamomo, chão de bosque, rosas vermelhas, tabaco, cassis e toques picantes e especiados, envoltos em excepcional intensidade, complexidade e elegância. Um vinho que sobreviverá pelos próximos 40 anos, acrescentando em muito a experiência que hoje já nos proporciona.
Na memória de quem viveu a experiência Pichon Baron junto à Vinoteca, apenas uma palavra: Superbe!
Dito assim, em bom francês, comme il faut!
Santé!!